Visita à escola primária

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Visita à escola primária

Mensagem  AntonioM em Sab Nov 14, 2009 5:12 pm

Visita à escola primária


Por volta de 1959 e antes de fazerem a escola nova a senhora Dona Helena Felgueiras, professora primária de Brunhoso dava a escola, como nós dizíamos, na casa da paróquia, ao cimo da Rua do Balcão. Ainda existe esta casa, agora remodelada graças à intervenção da Junta de Freguesia e dos Moredos do Brasil, em especial o José Manuel Moredo.
De entre todos os Moredos, destaco o José Manuel por ser aquele que conheço melhor, apesar de poder cometer uma injustiça aos restantes que sempre devotaram a Brunhoso um grande amor e que ao longo de toda a sua saga no Brasil nunca deixaram secar as raízes natais.
Dava um grande volume contar a saga desta família, originária de Brunhoso e que hoje são um potentado económico no Brasil, principalmente na indústria dos mármores e granitos. Mas isso é outra história e hoje quero falar-vos do tempo em que ali funcionava a escola primária.
Andavam nessa escola os meus irmãos Francisco e João. Como se entrava para a escola aos sete anos, eu teria cinco anos e o meu irmão Zé três. Como não me lembro de o Martinho andar connosco nesse dia, é porque ainda não tinha autonomia para andar tão longe de casa, o que me leva a concluir que teríamos as idades que referi. Quando muito teríamos mais um ano cada. O Martinho teria um ano, apesar de ladino e ter começado a andar muito cedo.
Nas nossas deambulações pelo povo, resolvemos eu e o Zé, que nesse dia iríamos ver o Chico e o João à escola.
Era costume os garotos começarem muito novinhos a fazer algumas coisas da lavoura, como levar as vacas a beber, outras vezes levá-las à regada, no nosso caso ali à Lagariça, outras vezes irmos para Vale de Cabo a ajudar a regar e outras coisas como cavar as batatas ou o milho.
Esse dia, andávamos na jolda pelo povo e surgiu aquela lembrança!

E se bem o pensámos, melhor o fizemos! Aí vamos nós, pela rua do balcão acima até chegar ao cimo, onde começa a rua da Malhada. Ali à direita, aí estaca a casa da escola. Chegámos à porta e abrimos. Era ver os garotos todos da escola a olhar para nós. A professora, a senhora Dona Helena, veio à porta e perguntou-nos o que estávamos ali a fazer. Nada, lhe dissemos. Deu-nos uma desanda que nós botámos a correr e só parámos em casa. A Dona Helena tinha a fama de ser uma professora muito brava.
E foi esta a primeira visão que tive do mundo dos estudos. Os garotos e as garotas sentados e a professora muito enraivada por lhe termos interrompido a lição.


FIM


Leça do Balio, 9 de Novembro de 2009


António Magalhães

AntonioM
Curioso
Curioso

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Visita a Escola Primária

Mensagem  José Moredo em Seg Nov 16, 2009 4:54 am

Olá Antônio. Contaste uma história real, pois as coisas eram mesmo assim, eu vivi essa escola como vocês só que em 1949 e 1950 inclusive junto com sua irmã Helena onde frequentáva-mos a 3ª classe e a mesma professora. Tenho também muitas histórias da terra, só preciso me animar para contá-las.

Seu amigo, José Moredo

José Moredo
Visitante
Visitante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum