O moscatel dourado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O moscatel dourado

Mensagem  Walter Pires em Dom Fev 28, 2010 3:22 pm

Não sabia exatamente onde inserir este tópico. Pensei até, indiretamente, numa "gastronomia de Brunhoso". Neste caso, pelo menos provocada pela busca a Brunhoso.
Abraço
Walter

O moscatel dourado

Um dos muitos momentos de boa memória, simpatia e acolhimento de minha passagem por Portugal em 2005 foi, em visita a Brunhoso, um almoço que fizemos no restaurante Estoril, na rua da República, em Mogadouro.
Além da ótima comida, do local aconchegante, tivemos uma boa conversa com o Sr. Manuel Lopes. Este nos relatou que algumas tias-avós haviam emigrado para São Paulo, por volta de 1920-30, e das quais não tinha mais notícia.
Ofereci-me para tentar localizar alguma pista dessas pessoas.
Nesse almoço, à saída, o Sr. Manuel nos presenteou com uma garrafa de moscatel Vilafraga. Prometi que só abriria a garrafa quando encontrasse alguma pista de seus parentes. Algumas pesquisas que realizei nestes anos não deram resultado. Pena. Mas não perdi as esperanças.
Porém, o tempo foi passando e aquela garrafa verde com um conteúdo dourado nos observava da velha cristaleira que foi de minha avó Anna, nascida em Brunhoso, a nos atentar, nos provocar os sentidos...
Até que não resisti e, rompendo a promessa (como os homens são fracos, não???!!), num encontro especial entre amigos, incluindo o casal Horácio e Fátima que nos acompanhou na jornada de 2005, eu e Rita abrimos a garrafa e saboreamos, com respeito e prazer, o belo e saboroso líquido dourado. De ouro. Do Douro.
O conteúdo da garrafa foi resistindo ao consumo, lento e seguro, que fizemos nos últimos meses, sempre em situações de amizade e convívio.
Até que, neste domingo, numa tarde paulistana, chuvosa e cinza, estou bebendo o último cálice desse delicioso vinho português lembrando com intensidade desse almoço no Estoril, da gentileza do Sr. Manuel Lopes, de Brunhoso e Mogadouro, e de toda a longa e vívida história familiar, tão marcada pelo deslocamento dos avôs portugueses para esta cidade tropical tão grande e difícil.
Mas que, apesar disso, soube abrigá-los e permitiu que dessem origem a uma longa linhagem paulistana e brasileira.
Brindo à saúde de todos, pela amizade e acolhimento. E pela vida!

Abraço

Walter Pires
28.02.2010

Walter Pires
Visitante
Visitante

Ver perfil do usuário

Moscatel Dourado

Mensagem  AntonioM em Sex Mar 12, 2010 6:29 pm

Mais um exemplo que demonstra que dar é receber!
O Sr Manuel Lopes, ao londo dos últimos 20, tem primado por ter um restaurante onde a qualidade e a simpatia são o seu apanágio.
Tive ocasião de ter estado com 4 amigos do Porto no Restaurante Estoril há cerca de dois anos e ainda hoje me falam no costeletão que nos serviu! Bem haja!
Quando estiver com ele dar-lhe-ei notícia do seu belo texto e da sua gratidão. Hei-de convidá-lo também a visitar a nossa página.

Um abraço

António Magalhães

AntonioM
Curioso
Curioso

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: