29 - A Minha Aldeia É O Mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

29 - A Minha Aldeia É O Mundo

Mensagem  AntonioM em Seg Nov 09, 2009 6:34 pm

A Minha Aldeia É O Mundo


Todos sabemos que, mercê das tecnologias hoje existentes, tudo o que se passa em qualquer parte do mundo é logo conhecido por todos desde que o assunto mereça a atenção das televisões, dos jornais e outros órgãos da imprensa a que chamamos “media”.

Por conseguinte hoje vivemos naquilo a que se chama a aldeia global. A interdependência das nações e dos produtos dessas mesmas nações é tal que dificilmente hoje podemos dizer que um determinado produto é deste ou daquele país, já que o inventor é duma nacionalidade, o detentor da patente é doutra, o fabrico pertence a uma empresa que é de outra, sendo a mão de obra por vezes oriunda de diversas partes do mundo.
O caso mais característico desta situação é geralmente apontado como o acidente de viação que tirou a vida à princesa Diana de Inglaterra.
Com efeito a princesa Diana de Inglaterra, mãe dos filhos do príncipe Carlos, herdeiro do trono, teve o seu acidente de viação em França, concretamente em Paris, onde seguia num carro alemão, da marca Mercedes, com o seu namorado árabe e perseguido pelos paparazzi italianos.

O caso que vos vou contar é, noutro contexto, o exemplo da nossa aldeia global que resulta dos nossos conterrâneos estarem disseminados por esse mundo fora:

Numa das minhas idas a Trás-os-Montes, foi-me oferecida uma garrafa da Adega Cooperativa de Freixo de Numão, do concelho de Vila Nova de Foz Côa, com um vinho espirituoso próprio para antes das refeições, um óptimo aperitivo com a marca “Escorna Bois”.
Veio pois a dita garrafa para minha casa nos arredores do Porto, tendo ficado arrumada para uma ocasião especial ou para um dia que calhasse. O que é facto é não a bebi, nem sequer a encetei (ou incertei como dizemos na minha terra).
Fui mais tarde visitado por um irmão que tenho no Canadá – o Armando- e ofereci-lhe a tal garrafa de aperitivo “Escorna Bois” para ele beber no Canadá quando lhe aprouvesse.
No final de um ano que não posso precisar, telefonei para a minha irmã Carminda que vive em S. Paulo, Brasil para lhe desejar as “Boas Festas e Novo Ano Cheio de Prosperidades” e para lhe perguntar pela saúde dela e dos seus.
Depois de me dizer que estava tudo bem, perguntou-me se eu fazia alguma ideia do ela estava a beber e em que companhia! Devo ter-lhe dito naturalmente, que estaria a beber um champanhe ou outra qualquer bebida, talvez uma caipirinha, por ser no Brasil, na companhia do seu marido e dos seus filhos.
Disse-me que estava na companhia dos seus, mas o que estavam a beber era um aperitivo “Escorna Bois” trazido do Canadá pelo nosso irmão que tinha ido fazer a Passagem de Ano com ela ao Brasil, e que, claro, estava também presente.
Ou seja, uma simples garrafa, oferecida com todo o carinho e que em condições normais, teria sido bebida em minha casa, resolveu atravessar o oceano, alojar-se no Canadá e na ocasião propícia levou consigo o meu irmão, atravessou o continente americano, Norte, Centro e Sul para servir de aperitivo numa Passagem de Ano em S. Paulo do Brasil.
Não é fácil descrever os sentimentos que me ocorreram devido a esta sucessiva oferta de uma garrafa. Bem haja quem ma ofereceu e bem haja quem a bebeu!
A nossa Aldeia é de facto o Mundo! Cada qual para seu canto, mas todos ao alcance dos nossos gestos e sempre dentro dos nossos corações.



FIM


Leça do Balio, 9 de Novembro de 2009


António Magalhães

AntonioM
Curioso
Curioso

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Primeira contribuição

Mensagem  Xo_oX em Seg Nov 09, 2009 7:46 pm

Mas que bela maneira de abrir mais esta área do fórum....
Parabéns pelo belo texto e pelas emoções partilhadas. Certamente que as palavras vão viajar mais rápido do que o vinho e já estarão agora no Canadá, no Brasil e em todos os cantos do mundo.
É na Internet que a Aldeia é mais Global. Apesar de imensa, há sempre a possibilidade de encontrarmos alguém que nos compreenda.

Força com outros textos.
avatar
Xo_oX
Interessado
Interessado

Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/10/2009

Ver perfil do usuário http://brunhoso.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

A MINHA ALDEIA É O MUNDO

Mensagem  Francisco João Magalhães em Qua Nov 11, 2009 3:30 pm

Também gostei do que escreveu o António.
Todos sabem que o vinho "Escorna Bois" é produzido na região do Douro, mas se fosse produzido em Brunhoso tenho a certeza que a sua denominação seria "Esmouca Bois", sabem porquê? Aceitam-se apostas.

Francisco João Magalhães
Visitante
Visitante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Esmouca bois

Mensagem  AntonioM em Dom Nov 15, 2009 12:17 pm

Se bem me lembro os bois e as vacas eram cabanas ou parradas conforme a orientação dos seus chifres ou galhos!
Uma pessoa surda ou que ouve mal é mouca! Mas não deve ser por esta razão.
Uma vaca ou boi a quem faltasse um dos galhos era mouca! :
Se bebessem muito desse vinho ficavam ébrios e se andassem a escornar-se um dos bois ou vacas podia ficar mouco ou esmoucado! Esta razão já me parece melhor!

E tu davas o nome do vinho a um boi que tinha perdido a luta e ficado monocornudo. Não seria preferível dar o nome à parte que ganhou e manter o nome de Escorna Bois em atenção ao boi bicornudo que ficou em vantagem sobre o boi esmoucado?

A talhe de foice digo que um dos momentos altos desta página foram as entrevistas que se fizeram a pessoas da nossa aldeia. Tenho ideia que foi um tal Rudof que as fez. Se não foi essa personagem foste tu.

Seria posssível retomar esse tema, nem que obrigássemos o Mestre Aníbal a colocar outro tema no Forum?

Abraços

António Magalhães

AntonioM
Curioso
Curioso

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 29 - A Minha Aldeia É O Mundo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum